Trek MachuPicchu 16/05/2010

Tiroleza no Rio Urubamba. Peru, 2010.

Ultimo dia de trilha. Amanhã! MachuPicchu. A viagem esta intensa, muitas vezes esquecemos o destino final. A trilha não está sendo somente um meio para atingirmos a nossa meta: está sendo a viagem!

Como esta será a ultima refeição com a equipe de cozinheiros, o cafe foi especial. Tivemos bolo! Nos despedimos, pagamos uma propina, pegamos as mochilas, que hoje serão carregadas por nós mesmos, e pé na estrada. Está quente. Iniciamos sem agasalhos, com promessa de muito calor.

Loucuras no Rio Urubamba. Nativo atravessa com mercadorias para o outro lado do Rio.

Apos caminharmos 2 horas chegamos a uma tiroleza, única maneira de mudarmos de lado no Rio Urubamba. Na cesta cabem somente 3 pessoas. Muitos carros de turistas chegaram ao mesmo tempo e se formou uma fila. Os nativos tem prioridade na passagem e temos que ajudar no momento de recolher a cesta, cada vez que ela volta para o nosso lado do rio. Demorou muito para conseguirmos atravessar e quando isso aconteceu estava muuuuuito quente. O sol está torrando e quase não temos mais agua para chegarmos na proxima parada. Serão mais 3 Km ate a Hidreletrica onde poderemos descansar, almoçar e depois seguir caminhando ou tomarmos um trem para chegar em Aguas Calientes.

Salida Hidroelectrica MachuPicchu

Felizmente tem vendedores de bebida no caminho. Detalhe que a bebida é resfriada na agua do rio. Ou alguem acredita que tem gelo por aqui?

Devido a enchente no inicio do ano, toda a margem do rio esta devastada. Não tem uma única arvore para fazer sombra. Caminhamos os 3 km em 1h30min. Não tinham inclinações mas o calor prejudicou.

Que coisa maravilhosa tomar um refrigerente gelado! Comemos arroz com hamburguer. O local não tem muito espaço para dar aos caminhantes conforto. Almoçamos e liberamos espaço para os demais membros do grupo que estavam chegando. A tarde teremos mais 11 km, felizmente protegidos pelas sombras da mata, e, seguindo a linha do trem.

Meu nariz volta a sangrar, optamos por voltar de trem, que partira muito mais tarde. O grupo parte e nós ficamos no restaurante com outros turistas. Tomamos muitas Cusqueñas geladas o que faz com que me reestabeleça. Nesta tarde conhecemos dois americanos muito simpaticos que nos dão varias dicas de lugares nos Estados Unidos.

Chegando em Aguas Calientes, Reinaldo, o Guia, e Adrian nos aguardam. Como fomos de trem estamos com a mochila super pesada no nosso amigo Argentino. Imagino que estava pesando no minimo 30 kg. Mais uma super ladeira para chegarmos no hotel e o melhor de tudo: banho quente depois de 4 dias e uma cama.

O banho foi tão bom que só terminou quando acabou a agua quente. Descemos para o restaurante, encontramos alguns brasileiros e o Frank no caminho. Paramos para uma cerveja com papas fritas. Depois todos fomos jantar e cama cedo. Horário combinado para o dia seguinte: 3h30min da manhã. Vamos caminhando na madrugada para pegarmos os primeiros ingressos na entrada do parque.

Está chegando o grande dia, motivo de toda esta loucura!