Trek MachuPicchu 17/05/2010

A vantagem de dormir aos pes da Montanha é poder visitar o parque muito cedo, antes de estar lotado de turistas com seu burburinho tradicional.

Acordamos muito cedo e saimos com nossas lanternas. Eram 4h da manhã e não estava frio. Depois de 30 minutos de caminhada às margens do Rio Urubamba chegamos a escada sem fim. Subimos vagarosamente e mesmo assim chegamos na entrada do parque antes de abrir, As 06h em ponto o parque se abre e podemos finalmente apreciar o local maravilhoso. Ainda não temos sol e poquissimos turistas.

O lugar é MARAVILHOSO. Valeu todo o esforço, bolhas nos pés, frio, dormir pouco e caminhar muito. A paz sentida aqui é indescritivel. Após a primeira volta nos sentamos para um lanche, meditação e puro recolhimento. A primeira volta é feita com o guia que a partir de agora nos deixa a vontade. Nos veremos novamente a noite, antes da partida. Eu aproveito para escrever as minhas impressões e depois vamos para a segunda volta, agora mais detalhada.

Não nego que me sinto um pouco frustrada. Não pelo final, mas pelo desenvolvimento ate se chegar aqui. O que era para ser um passeio agradavel acabou sendo pesado. Mas eu faria sim, tudo novamente. Um pouco mais leve..

Recomendação: va ao parque com comida e agua o suficiente. Dentro não tem locais de venda e fora é carissimo. Compramos uma garrafa de agua e voltamos para a cidade, e com certeza, a volta é muito mais facil.

Chegando em Aguas Calientes comemos 2 pizzas e pasmem, sou picada por uma abelha. Depois de 4 dias no meio do mato, aqui tenho meu contato mais intenso com a natureza. Visitamos o mercado municipal, não tem muitos atrativos. Tomamos um banho termal para repor as energias. Depois de tantas bolhas nos pes sentir a areia do fundo na piscina foi muito massageador.

A volta para Cusco ficou distribuida em varios trens, não foi possivel voltarmos todos juntos. Jantamos pizza com alguns amigos e pegamos o trem das 09h45min. Como a ferrovia estava destruida no caminho, vamos de trem por 2 horas, pegamos um onibus ate o final da linha, e finalmente outro onibus ate  Cusco, onde só chegamos as 02h da manhã. Cusco está gelada, mas vamos dormir no hotel com conforto.

Comentários finais. o período que fomos é um dos melhores. As chuvas ja passaram e a temperatura em MachuPicchu  é agradavel. O melhor, se não for fazer um trek é chegar na cidade um dia antes da visita é subir cedo. Tem a opção de caminhada, mas tem os onibus a cada 10 ou 15 minutos, com preço em dolar mas vale a pena. Levar comida e bebida na mochila. Levar tambem capa de chuva. Se for fazer trilha verificar antes o percurso. Em Cusco tem varias agencias com as mais variadas opções de pacotes. São confiaveis, mas se tiver recomendações é melhor.  Para tudo se paga “propina”, ou seja gorgeta. Cusco é agradavel, com Igrejas lindas. Mas tambem tem o lado pobre e sujo. Alem da ida a Machupicchu, ao redor de Cusco tem muitas outras opçoes de locais historicos para visitar.

Os habitos de higiene aqui são muito diferentes, as vezes é chocante. Mercado municipal de Cusco nunca mais. Entrei e sai enjoada. As lanchonetes da rodoviaria tambem são um pouco assustadoras, com sanduiches expostos sem um minimo de controle. Uma intoxicação alimentar é o minimo que pode acontecer aqui.

Os peruanos são simpaticos, sempre te tratam bem. E o conhecimento de uma cultura muito diferente da nossa, de pessoas que ainda valorizam seu passado só pode ser para nos fazer repensar na nossa historia e no nosso futuro. Para fechar, sem ser tão melodramatica, só mais um comentário: esta viagem foi a viagem, com muito ainda por vir. E como disse, faria tudo novamente.

 

Adeus Peru. Bem Vindos a Bolivia. Proximas aventuras

 

One thought on “Trek MachuPicchu 17/05/2010

  1. Muito bacana! As impressões desta “América Latina” deixam uma sensação de outra realidade nos viajantes. Cada paisagem vale o esforço e, muitas vezes, o sacrificio fisico do viajante.

    Marcelo

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s