Bolivia 19/05/2010

Apos um dia de descanso em Cusco, tomamos um onibus a noite e deixanos o Peru. A viagem de Cusco a Copacabana não é longa. Saimos de Cusco por volta de 22h e as 05h  estavamos próximos da fronteira. Fomos acordados para trocar de onibus. Detalhe é que não sabiamos do translado e isso foi um pouco assustador. Desceram alguns turistas, colocaram nossa bagagem sobre o veiculo e partimos. Estava frio. O carro era muito ruim, entrava vento por todos os lados e tivemos que nos enrolar em cobertores para suportar. Neste trecho é possivel avistar o imenso Lago Titicaca.

Taxis na fronteira Peru e Bolivia

 

Chegamos na fronteira as 6h. Tivemos que esperar até as 07h30min pela abertura do posto de imigração. Como fazia frio! Dureza total. O banheiro era horrivel, café caro, o cambio do local um tanto aproveitador. Enfim quando liberados para sair do Peru, caminhamos para cruzar a fronteira e mais um posto de fiscalização, agora de entrada na Bolivia. Todos muito simpaticos, falando de futebol e do Lula (Presidente da Republica). Dois carros menores nos levaram até Copacaba.

Encontramos um hotel, tomamos mais um café americano e voltamos para dormir um pouco. Nos hospedamos no Hotel Mirador. Todos os quartos tem vista para o Lago Titicaca. O hotel é ruim mas a vista……Como perdemos o passeio da manhã, optamos pelo passeio a Isla del Sol na parte da tarde, as 13h.

Titicaca Lake

Pela segunda vez no dia, me senti lesada. Levamos 1h30min para chegar na ilha, teremos somente 40 min para conhece-la e mais 1h30min para voltar. Como queriamos somente fazer o passeio, sem caminhadas…(depois de 92 km no Peru, bastava), ficamos por perto e o tempo foi suficiente para conhecer o local.

A ilha é interessante, com ruinas. Compramos algumas lembraças e voltamos para o continente. Neste final de tarde jantamos vendo o por do sol. Lindissimo. Foi o por do sol mais lindo que vi na minha vida.

As nossas refeições estão variando muito. Tomamos nossa primeira cerveja Pacenã e comemos bem. Neste jantar conhecemos um casal de brasileiros que estava no final da viagem. Nos deram  dicas de locais para compras em La Paz. Diferente de outras paisagens visitadas, no Titicaca faz muito frio a noite e muito cedo nos recolhemos.

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s