Cidades antigas de Israel

Jerusalem é a cidade com mais historia em Israel. Mas não vamos esquecer das demais citadas na Biblia; Nazareth e Cana, Capernaum, Jericho, Tabgha e Bethlehem. Cada uma com suas historias, milagres e beleza preservada. Tentarei aqui descrever um pouco do que vi e senti em cada local. Mais que uma volta ao passado e um teste sobre nossa memória e historia, são locais que testam nossa fé. Você entra turista e sai peregrino.  Espero que voces tambem sintam o mesmo.  

Nazareth – Basilica da Anunciação.  Começaremos por aqui. Nada mais justo, afinal foi onde tudo começou.  Ali  o Anjo Gabriel anunciou à Virgem Maria o nascimento de Jesus. No local foi contruida a Basilica da Anunciação. Como muitos outros locais historicos, ali tambem houve destruição e reconstrução através dos tempos. O poder sobre o local tambem mudou conforme a historia.  Passaram os bizantinos, cristãos, muçulmanos e finalmente em 1620 foi comprada por um grupo de Franciscanos. 

A basilica recebe muitas visitas todos os dias. Porem o silêncio no local é constante. Na parte superior e externa podemos observar varios paineis representando Nossa Senhora como padroeira de vários paises. É muito bonito ver como ela é considerada mãe de todos os povos, do Brasil ao Japão.

 

 Canaã – Tambem em Nazareth, um dos menores locais para se visitar. Pequena e simpática. Ali Jesus fez seu primeiro milagre, transformou água em vinho em uma festa de casamento.  Vinho é o principal souvenir vendido. E olha, faz o maior sucesso. Nos mesmos compramos algumas garrafas….

 Tabgha – Igreja da multiplicação dos pães e dos peixes. Na verdade um monastério bizantino, com varios mosaicos pelo assoalho. Construida no local do milagre, foi destruida e reconstruida diversas vezes. Ainda existe, preservado, em seu interior, um mosaico representando o milagre da multiplicação. Claro que neste trecho não podemos andar, mas podemos observar a beleza do mosaico milenar. Hoje a igreja é cuidada pelos Beneditinos.

Capernaum– No local existem ruinas do seculo I A.C. Sobre as ruinas que são consideradas como da casa de São Pedro, existe hoje uma igreja octogonal. Tambem são visiveis as ruinas de uma sinagoga que pode ser visitada. Acredita-se que ali Jesus ensinou. 

Mar da Galiléia

A poucos metros das ruinas  podemos admirar o Mar da Galiléia e até mesmo molhar os pés. Ali Jesus fez muitos milagres. Depois que foi redescorberta,  freis Franciscanos construiram um pequeno oásis no local para dar conforto aos peregrinos. Foram plantados eucaliptos e palmeiras que enfeitam o jardim. Na saída voce pode tirar uma foto e receber as chaves diretamente das mãos de São Pedro.

Igreja de Belem

Bethlehem – Ou para nós Belem. Cidade natal do Rei Davi e local do nascimento de Jesus. Fica no territorio palestino e tem sua economia baseada no turismo. Por isso apesar de tudo que se fala na TV, aqui é muito seguro. Sobre o local do nascimento de Jesus foi construida a Igreja da Natividade.  A primeira igreja foi construida por ordem de Helena,  mãe do Imperador Constantino. No local exato do nascimento existe uma estrela de prata que pode ser tocada. Sinto arrepios só em lembrar do local. Os católicos e ortodoxos são os responsáveis pela manutenção. Na gruta são realizadas orações durante todo o dia. Cada grupo entra, coloca seus adornos, reza, retira os adornos e limpa o local. Entram os próximos que refazem o ritual. E assim as orações vão acontencendo durante todo o dia. Na parte superior temos ícones antigos e alguns mosaicos preservados . É interessante observar a porta de entrada, ou portas. É claro o desenho de tres portas, com estilos diferentes, até se chegar na atual, chamada “Porta da Humildade”, pois temos que nos abaixar para passar. Ao lado temos uma capela moderna , de onde se transmite a missa na noite de Natal. Tudo no local nos remete ao passado e ao recolhimento. E fica a curiosidade de saber como como as pessoas viviam a 2.ooo anos.

Mosaicos da Igreja de Belem

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s