Mares pelo mundo

 

Sabe aquela vontade de estar sempre com o pé na estrada? Ou então de poder colocar um marcador para cada país no mapa Mundi por onde voce passou? Esta vontade não me deixa. Resolvi falar dos Mares por onde ja passei e molhei os pés. Quem sabe em alguns anos possa falar para meus filhos “Ja estive por la”, para todos os mares e oceanos do mundo.

Mar Morto

Banho de lama no Mar Morto, Israel.

Mar Morto – Israel e Jordânia.Eu não entendi porque são necessários salva vidas, afinal a concentração de sal é tanta que voce não teria riscos de afogar…rs. Mas tem salva vidas por la tambem. Gente, a água é muito salgada sim. Temos a impressão de que  é ate gordurosa. Molhar o rosto..nem pensar. Por aqui tambem tem argila nas margens e as pessoas fazem banhos de lama. Isso quer dizer que tem lama na entrada, quando pisamos temos uma sensação estranha, sem firmeza para os pés. 

Exatamente como diz a frase, muito abaixo do nivel do mar.

Eu com toda a minha frescura não quis encarar. Hoje me arrependo, mais ainda depois que vi o preço dos cosmeticos feitos com a lama de la, saber que poderia ter feito um SPA pelo mesmo preço da entrada. Outo detalhe do local é que este mar fica abaixo do nivel do mar, exatos 417 m. É quente, voce pode ler uma revista flutuando sem muito esforço. É um destes lugares imperdíveis no mundo.

Mar Vermelho

Mar Vermelho – Israel, Jordania e Egito –  Fica entre a Asia e a Africa. De vermelho não tem nada, ao contrário é muito azul. De vermelho somente as montanhas do lado jordaniano. Lindo!! Quente!! Diferente!! Pensem em um lugar exuberante, é ali. Famoso pela diversidade marinha, otimo para mergulho. Este Mar é um braço do Oceano Indico. Tambem bastante salgado. Devido ao calor e ao vento, quando voce sai da água, seca rapido e sente os cristais de sal no corpo. Fato historico relatado na Biblia é a travessia feita pelos hebreus, guiados por Moises, quando fugiam do Egito. Acreditar depende da fé de cada um. Mas beleza está nos olhos de quem ve, e aos meus,este lugar tambem  é marilhoso.Não necessitamos de fé para acreditar na beleza.

Mar da Galiléia

Mar da Galileia – Israel. Na verdade um grande lago de água doce, onde desagua o Rio Jordão. Foi por aqui tambem que Jesus recrutou 4 de seus apóstolos: Pedro, André, João e Tiago. Foi aqui que aconteu o milagre de caminhar sobre as águas, onde uma tespestade foi acalmada e ocorreu a multiplicação dos pães. A magia do local é grande. Não tem como não molhar os pés e não se emocionar. São séculos de historias, fé, religião e disputas.  Se olharmos pelo racional, é um lugar bonito, diferente. Na minha visita havia uma bruma sobre o mar, deixando um misterio, como se alguem fosse aparecer caminhando sobre as aguas. Será?

Mar Mediterrâneo

Mar Mediterrâneo – Quente devido ao calor vindo do Deserto do Saara, banhando vários países e deixando estes com um clima temperado, ou um Clima Mediterrâneo. Suas águas desaguam no Majestoso Oceano Atlantico, e recebe as aguas de dezenas de mares. O mapa ao lado nos da ideia do que seja. Titulo de musicas e filmes, sempre despertou em mim um desejo de felicidade, mix de verão e lugar bonito. Quem não pensa na Grécia e não lembra de suas casas brancas com o Mediterrâneo azul ao fundo? O lugar é lindo, pode ser visitado estando em varios paises, com a mesma beleza.

 

 

 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s