Glaciar Perito Moreno, El Calafate

peritomoreno4Localizado no Parque Nacional dos Glaciares, na região da Patagônia, Província de Santa Cruz, Argentina. O Parque com quase 4.500 KM2 é considerado Patrimonio Mundial da Unesco, possue 1/3 de área coberta por glaciares, totalizando 47 e formam o Campo de Gelo do Sul da Patagônia, considerada a maior formação glacial do mundo, fora a Antartida e a Groelândia.

calafatePertencendo a  El Calafate, o Glaciar Perito Moreno estende-se ate o lago Argentino. Cobre uma área de mais de 250 km2, iniciando nas encostas. Com altura media de 60 m sobre o nivel do lago, 30 km de comprimento e uma frente de aproximadamente 5km. Faz parte do que se considera a terceira maior reserva de água do mundo.

045Para acessar o Glaciar voce chegará facilmente a El Calafate pelo aeroporto, pequeno, moderno e muito organizado, com voos de Buenos Aires ou de outras provincias. Fica a aproximadamente 25 km do centro da cidade. Utilizará serviço de taxi ou serviço enviado e negociado nos hoteis da cidade. Ou micro cidade. Existe a opção terrestre, um tanto desgastante, visto a distancia entre provincias e localização de El Calafate com relação a Buenos Aires. Com uma avenida onde se localizam lojas, restaurantes e agências que organizam passeios aos lagos, safaris nauticos, ou o imperdivel trekking no Glaciar.

Estes são os melhores passeios da região, e acredite, voce nao precisa de mais do que tres dias na cidade. O que é muito estranho, ao menos fora de alta temporada, é o horario do comercio. Fecha para almoço e reabre por volta de 16 ou 17 horas. Então não se tem muita opção neste periodo.

061Apenas uma agencia organiza o trekking ao Perito Moreno, a Hielo y Aventura ( http://www.hieloyaventura.com/), mas todas as agências vendem pacotes com esta organizadora. Alias, o serviço da Hielo é perfeito. Profissionais. Se voce optar pelo trekking, ou mini trekking, tera que acordar cedo. Os agentes passam nos hoteis para recolher os turistas, que são alocados em onibus para chegar ao parque, cerca de 70 km. Pagar entrada e seguir mais alguns kms ate o lago onde pegam-se as barcas que levam ao lado dos glaciares. Os turistas são divididos em grupos de no maximo 20 pessoas com 1 ou 2 guias, afinal o local é lindo, mas para quem não conhece é muito perigoso. Devidamente agasalhados, com luvas, casacos, botas e grampões se inicia a caminhada no gelo. No inicio é muito estranho, depois pega-se a manha e o passeio flui, permitindo curtir a vista, provar as diversas sensações que o local oferece. Deu sede? sem problemas, água potavel a vontade…

064Durante a caminhada se ouvem ao longe os estalos do gelo rompendo e se derramando no lago. E quando cai, se voce estiver proximo o suficiente, o som é estrondoso, espetaculo unico.

Apos 2 horas, volta e a parada classica para um brinde. Afinal quem vai ao fim do mundo ou aqui não quer partir sem a foto do whisky com gelo centénario. Não sei o que acontece com o gelo daqui, mas o sabor deste whisky é unico. Imagino que seja pela comquista, pela atmosfera, ou somente por ser um sonho realizado.

063

TosteRetorno, cruza-se o lago e vamos para as passarelas frontais. Com esta visão, de camarote.

Perito Moreno Perito Moreno elcalafateHora de voltar, tomar o onibus, ultima olhada para estes paredões….com muitas fotos, e a preocupação de não perde-las, nem na memória. Falando em preocupação e responsabilidade social e ecologica, uma premissa da visita é que voce leve embora todo o lixo gerado. No parque não tem lixeiras, exceto nos banheiros, onde existem avisos de proibição expressa para deixar lixo que não seja do banheiro. Papel toalha?? Nem pensar! Voce acostuma.

162The EndDe volta à cidade, boas opções para jantar. Na minha opinião o melhor da cidade fica em um local chamado La Lechuzza (http://www.lalechuzapizzas.com.ar/). A decoração com objetos antigos rouba a cena, mas as empanadas e a pizza tambem merecem uma visita. O preço tambem é bom, apesar de que quase tudo comsumido na cidade precisa percorrer muitas centenas de kms para chegar aos turistas.

E não estranhe nomes de ruas ou avenidas com nomes da familia Kirchner. Nada é mera coincidencia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s