Lapa, Paraná

Tanto na cidade quanto no campo se observa a arquitetura historica

Tanto na cidade quanto no campo se observa a arquitetura historica

Quando se visita a Lapa o que mais impressiona, além do centro histórico tombado e protegido pelo Iphan desde 1992, e, muito bem conservado, é o orgulho com que os lapeanos contam sua historia. Caso não se lembre das aulas de história, após a visita certamente sairá da cidade com novas lembranças.

A principal influência na formação da Lapa veio dos tropeiros, que viajavam para realizar comércio de suas tropas e mercadorias entre as cidades de Viamão, RS e Sorocaba, SP, no século XVII. Este movimento desenvolveu toda a região conhecida como Campos Gerais, onde a Lapa se encontra. Visitando a Lapa se perceber esta influência na culinária, que diga-se é maravilhosa, composta por quirera tropeira, torresmo, paçoca de charque, virado tropeiro, ovo frito entre outros. Na cidade você pode encontrar vários restaurantes que servem este cardápio saborosíssimo.

Festa da Coxinha de FarofaTambém é somente na Lapa que será possível saborear a famosa “coxinha de farofa”. Este típico prato lapeado foi criado a muitos anos durante as festas de São Benedito. Foi feito com sobras de farofa de frango e massa de pastel. Confesso que tinha muita curiosidade e dúvidas quanto ao sabor, e, fui surpreendida positivamente. É deliciosa. E tem até a festa da Coxinha de Farofa,  onde é possível conhecer todas as versões desta iguaria lapeana.

Mas não é somente pela comida que se visita a Lapa, mas pela historia. O evento que colocou a Lapa definitivamente no mapa, ou que todos ouvimos falar em nossos tempos de escola, foi o Cerco da Lapa, no ano de 1894.

Panteon dos Heroes. Abriga os restos mortais de pessoas que lutaram na Revolução Federalista.

Panteon dos Heroes. Abriga os restos mortais de pessoas que lutaram na Revolução Federalista.

Devido a situação econômica e politica, após a Proclamação da Republica em 1889, começaram a surgir movimentos, ou revoltas, no Brasil. Uma grande revolução iniciou no Rio Grande do Sul, no ano de 1893, conhecida como Revolução Federalista, onde os Maragatos (que assim eram chamados devido presença de descendentes espanhóis no grupo) decidem marchar ate o Rio de Janeiro, capital da República.   No Paraná este grupo encontra resistência por parte das tropas legalistas, também conhecida como Pica-Paus (assim chamados pela cor de seus uniformes vermelho e azul). Nos meses de janeiro e fevereiro, mais especificamente durante 26 dias, a Lapa ofereceu resistência ao avanço dos Maragatos, o que fez com que estes perdessem força, dando tempo para que a defesa se organizasse e finalmente contivesse a marcha ate o Rio de Janeiro.

Porta com marcas da batalha de 1894.

Porta com marcas da batalha de 1894.

Foram 26 dias de muitas batalhas pelas e ruas e praças da cidade. Alguns prédios do centro histórico ainda carregam as marcas das batalhas. Outros, mesmo não tendo as mesmas marcas, foram fundamentais na luta. Estes locais serviram de hospital, Teatro São João, a casa onde faleceu o General Carneiro em 09 de fevereiro, o lider da resistência até aquele momento, hoje Museu Histórico, cadeia, igreja, e, a casa onde em 11 de fevereiro foi assinada a Capitulação e servia de base do comando militar governista, a famosa Casa Lacerda, hoje Casa do Patrimônio. Vários outros prédios históricos poderão ser admirados na cidade.

Reforçando que não foi na Lapa que as tropas republicanas venceram  os federalistas, mas a resistência foi fundamental para consolidação da republica e se tornou um dos fatos históricos de grande importância na historia do Brasil.

Jardins Casa Lacerda

Jardins Casa Lacerda

Além destas construções, muitas outras da época estão lá, lindas e de portas abertas para te receber e te contar um pouco do passado da Lapa.

IMG_5296

Construções da Lapa.

Centro Histórico

Centro Histórico

Gruta do Monge

Gruta do Monge

Outro ponto turístico muito visitado é conhecido como Gruta do Monge, onde em 1847 viveu o monge João Maria. Este monge, além das orações cuidava dos doentes da cidade com ervas. Após alguns anos fechado, o parque Estadual do Monge está revitalizado e com muita historia para contar. Com muita area verde o parque é uma boa opção de turismo aos finais de semana. Se encontra a cerca de 3,5 km do centro, em uma elevação, então, ou prepara as pernas ou o deslocamento deve ser feito com apoio de veículos. No parque tem outras opções para se visitar, como um mirante da cidade. Com um lindo visual.

Casa da Memória

Casa da Memória ou Casa dos Cavalinhos. Construída em 1888, hoje guarda documentos históricos da cidade

DSCN2820

Cena que representa a morte do General Carneiro em 09 de fevereiro. Disponível no Museu Histórico da Lapa. Pintura de Theodoro De Bona.

IMG_1963

Grafite representando um tropeiro.

IMG_5271

Construções da Lapa.

IMG_5297

Construções da Lapa.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s